Como funciona uma máquina de corte a laser?

A máquina de corte a laser é um equipamento que utiliza alta tecnologia. Ela funciona integrada a um sistema CAD/CAM. Nesse sistema, desenvolve-se um minucioso projeto; depois, é tomado como guia um arquivo do desenho do projeto, que será executado no material trabalhado. O processo é rápido e eficiente, não demandando o desenvolvimento de matrizes.

Para que o corte seja executado, um forte gerador produz um raio que é encaminhado para a cabeça de corte, que direciona o feixe de laser por um caminho ótico (definido através de espelhos ajustáveis). O raio, que até então apresentava baixa densidade de energia, atravessa uma lente de foco que ajusta a intensidade e o tamanho do feixe.

Na sequência, é  adicionada uma substância gasosa (dependendo do tipo de laser), e o feixe focado passa a apresentar uma alta densidade de energia. Finalmente, o feixe é convergido sobre o material a ser trabalhado, quando, então, é efetuado o corte (a densidade energética do feixe “derrete” o material na linha de corte). Gases assistentes auxiliam a máquina de corte a laser na “secagem” da peça trabalhada.

Em pouquíssimo tempo (milésimos de segundo) a máquina de corte a laser executa o trabalho. O sistema permite que projetos complexos, cheios de detalhes e ângulos difíceis, sejam realizados de forma perfeita.

Veja nossa máquina trabalhando:

 


Solicite seu serviço de corte clicando aqui!